sexta-feira, 10 de agosto de 2018

1º Debate dos Presidenciáveis - 2018 - Quem poderá nos defender?




Olá, viajante!


Ontem, 09/08/2018, ocorreu o primeiro debate dos presidenciáveis, organizado pela rede Bandeirantes.

É lastimável ver que os discursos continuam os mesmos, trazendo apenas uma nova roupagem, na tentativa de, mais um vez, ludibriar a população.

A situação política é degradante e não apresenta uma real intenção de mudança, tornado o povo refém de esquemas que se perpetuam há anos.

Discursos vazios, perda do foco, perguntas não respondidas, desvio de comportamento, discussões por temas secundários e a tentativa de interferência de caráter religioso em um momento  em que o foco deveria estar nas propostas relevantes para o futuro do Estado.

Mesmo pecando em deixar alguns candidatos de fora, (não me refiro a casos de impedimento legal, mas daqueles que, apesar dos pedidos dos eleitores, não foram convidados) a emissora está de parabéns, não só por apresentar o evento, mas pelo esforço constante em manter a organização, mesmo com falta de respeito de alguns convidados diante do tempo estipulado para resposta e tentativas de discussões desnecessárias.

Ficou claro que, das opções presentes, há os que possuem propostas, mas carecem de credibilidade, e os que possuem credibilidade, mas carecem de propostas e condições de assumir o cargo.

Houve um tempo em que votos eram comprados com cestas básicas, hoje essa estratégia permanece, contudo a moeda de compra é outra.
Houve um tempo em que presenciamos discursosa autoritários, hoje eles vêm saturados de ódio.
Houve um tempo em que os candidatos se enfrentavam com suas propostas e contra-argumentos, hoje focam nos assuntos periféricos que geram polêmica.
Houve um tempo em que havia rivalidade com respeito, hoje vemos declarações de amizades e parcerias que apenas evidenciam o jogo do qual somos reféns.

Dentre as poucas coisas coerentes que foram ditas, a que mais equivale a nossa realidade foi, "a democracia é uma delícia, mas ela tem seu custo".

Enquanto isso, esperamos que nos próximos debates o povo seja melhor representado e que, para as eleições, o brasileiro entenda que política não é futebol.


Abaixo, a lista com todos os candidatos à presidência, seus respectivos partidos e números eleitorais.

  • Alvaro Dias (PODEMOS 19)
  • Cabo Daciolo (PATRIOTA 51)
  • Ciro Gomes (PDT 12)
  • Geraldo Alckmin (PSDB 45)
  • Guilherme Boulos (PSOL 50)
  • Henrique Meirelles (MDB 15)
  • Jair Bolsonaro (PSL 17)
  • João Amoêdo (NOVO 30)
  • João Goulart Filho (PPL 54)
  • José Maria Eymael (DC 27)
  • Lula (PT 13)
  • Marina Silva (REDE 18)
  • Vera Lúcia (PSTU 16)


Autoria: Rafael Silveira

Acompanhe-nos nas redes sociais:
Twitter: @viajandonpensar


4 comentários:

  1. Eclesiastes 8:9 - Eu vi tudo isso, e me pus a refletir em todo o trabalho que se tem feito debaixo do sol enquanto homem domina homem para o seu próprio prejuízo.

    ResponderExcluir
  2. Ótima análise sobre a precariedade dos debates eleitorais, principalmente os do primeiro turno. Muito fácil escapar das perguntas e "enrolar" até acabar o tempo.

    "A democracia é uma delícia, mas ela tem seu custo".
    Esse é meu candidato! Haha

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Rafael Silveira, sinto-me feliz em ler artigo de um amigo virtual, ainda mais com tamanha grandiosidade porque do interesse dos quadricantos desta Terra Brasilis! Não acompanhei o debate, por estar exercendo outras atividades nesse horário, mas tenho uma ideia irmanada à sua. No meu entendimento, este talvez seja um dos anos mais difíceis para o nosso país e para a decisão de voto. Temos que pensar muito bem... Não podemos nos iludir quando sentimos que nossa margem de erro é pequena porque nada de novo está sendo apresentado. Se a maioria errar o voto, com certeza isso irá nos levar, primeiramente, a mais 4 anos de derrocada, e, por consequência, a muitos e muitos anos de país estragado por nós mesmos, e, contra nós, contra a nossa família, contra nossos diletos, e, até contra a economia mundial. Não podemos nos permitir brincadeiras com o voto!!! Valeu, pela mensagem e informações. Fraterno abraço!

    ResponderExcluir
  4. Bom texto Rafael. Acompanhei três blocos do debate e pude observar respostas a algumas questões lançadas pelos jornalistas, as quais não tinham cunho provocativo em posições radicais anteriormente já declaradas pelos candidatos, sendo respondidas evazivamentes e ou simplesmente respostas distoantes da questão. Esse pleito é de alto risco para a nação pois é o primeiro após um trauma da retirada de um presidente. Acredito que nos próximos dias e debates veremos propostas mais claras e objetivas das reais intenções para o mandato que será disposto. Caso sejam mantidas as questões e ideias de forma superficial como foi nesse debate estaremos realmente com opções obscuras para escolha. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Onde você está?

  Onde está você? Tudo está meio bagunçado por aqui Eu realmente estou precisando de você Andei te procurando, mas não encontrei Me lembro d...