quarta-feira, 2 de setembro de 2015

O Paraíso da Ilusão



Isolaste-me da realidade, fazendo-me assumir-te como a mais pura verdade.
Abracei-te bem forte junto a mim. Dediquei minha existência a ficarmos assim.
Neguei a razão e todo o entendimento. Eu não podia fugir dos meus sentimentos.
Em minha mente, criei para nós um tempo, um momento. Fiz-te meu templo.
Cerrei meus ouvidos para as palavras alheias. Mantive o foco, como uma aranha construindo suas teias.
O tempo foi passando, tornando impossível eu continuar enganando-me.
Enfim, um dia, não sei se cedo ou tarde, não tive mais como negar a realidade.
Abri meus braços, soltei-te, desfiz os laços.

Amadureceu-me ver-te partir. 
Isso explica por que eu estava a sorrir.

Autoria: Rafael Silveira

terça-feira, 1 de setembro de 2015

O Decurso do Tempo






Ainda te tenho, mas não sei exatamente quanto tenho de ti.
Já tive mais, porém, o mais que tive, pareceu-me tão pouco.
Olhando, atentamente, percebo que já tive muito, mas nem sempre foi bem aproveitado.

Você limita-me. Em você, conto meu início e sei que, um dia, por você, meu fim será marcado.
Passou... passou e não voltará mais.

Passa. E, a cada instante que fico aqui, escrevendo essas palavras, você passa.

Não espera, não para. Não aguarda ao menos eu terminar de escrever.
Quanto egoísmo, quanta prepotência, quanta maldade.
Sim, você é mau, muito mau.
Não é capaz de, em um momento de misericórdia, parar. 
Simplesmente, parar, possibilitando que eu organize as coisas, coloque tudo em ordem.

Diante disso, pergunto-me: como alguns dizem que você faz bem?
Isso deve ser por tudo que nos ensina.

De algum modo, agora, gosto um pouco mais de você. 
Afinal, você é refém de si mesmo.
Limitado as suas próprias limitações.

Preciso parar por aqui. 

Já lhe perdi muito e ainda quero aproveitar, de forma saudável, o que me resta de você.

Autoria: Rafael Silveira

sábado, 29 de agosto de 2015

Luar - Colaboração de uma leitora








Hoje, dentro do coletivo, por entre o vidro, pude reparar
o luar bem discreto, rodeado do concreto de uma grande cidade.
Mal o percebi, quase passou sem minha atenção chamar,
mas isso era o de menos, pois independente do meu olhar,
da minha humana atenção, ela, Lua linda e majestosa, permaneceria lá.
Para, talvez, enamorar um casal em outro lugar
ou servir de inspiração para um poeta seus sonhos declamar.  


Autoria: Madô Rocha

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Ao Porvir






Durante o dia, algumas vezes, me pego olhando para você, tentando entender como funciona, tentando decifrá-lo.
Observo, atentamente, cada detalhe, mesmo assim não percebo o suficiente, não para me gerar tranquilidade.
É impressionante a capacidade que você possui de gerar os mais diversos sentimentos nas pessoas. Ao observá-lo, alguns são invadidos pela ansiedade,  por medos, desejos, tristezas,  alegrias e há quem não queira pensar sobre você, isso para evitar qualquer sentimento que possa gerar neles.
Mesmo com sua imprevisibilidade me causando medo, pois não sei o que me aguarda, fico muito ansioso, para saber o resultado. Também faço planos pensando em você, os mais diversos, mas sinto que nem todos acontecerão.

Eu poderia dizer que você é mau, cruel, injusto ou qualquer outra classificação pejorativa, mas no fundo, isso não passa de inveja de minha parte. Para mim, é fascinante, atraente, belo, encantador e curiosamente poderoso. Isso tudo por um único motivo, em todos seus atributos, observando-te, contemplo toda a minha limitação, reconhecendo-me apenas como o que sou, um ser humano.


Autoria: Rafael Silveira

sábado, 27 de junho de 2015

Preconceito e Pré-conceito

Toda forma de liberdade é bela, desde que ela não vá contra os seus ideais
Todo protesto, reivindicação e manifestação são válidos, desde que não seja contra o que você apoia
Todos podem expressar suas opiniões, desde que não sejam contrárias as suas
Todos podem fazer o que desejam nas redes sociais, desde que não apareça em sua time line
Toda publicação é questionável, menos as suas
Todos são ignorantes, exceto os que pensam como você
Todos são iguais, menos os diferentes, esses devem ser combatidos.
Não por qualquer combate, mas por um combate preconceituoso, sem fundamento ético e motivado por massas de forma midiática.
Esse texto não é para um grupo específico, mas para todos os grupos que exercem qualquer tipo de preconceito e principalmente pré-conceito.
Conforme o conceito filosófico, um preconceito não é superado com o tempo, impedindo assim a verdadeira relação entre partes, já um pré-conceito é algo inevitável, pois a construção de conceitos ocorre a todo momento durante o relacionamento do self com o mundo que o rodeia, com o passar o tempo, esses conceitos podem, ou não, sofrer alterações. Sendo assim, podemos assumir que um preconceito não passa de um pré-conceito que surge em um indivíduo ou grupo, que por qualquer motivo que seja, prefere não relacionar-se com os diferentes ao invés de compreender e aceitar as diferenças, não permitindo ou aceitando a convivência e o bem comum.

Dito isso, posso afirmar que:
Quem prejulga negros, está errado.
Quem prejulga brancos, está errado.
Quem prejulga imigrantes, está errado.
Quem prejulga ricos, está errado.
Quem prejulga, pobres, está errado.
Quem prejulga a classe média, está errado.
Quem prejulga homossexual, está errado.
Quem prejulga héteros, está errado.
Quem prejulga ateus, está errado.
Quem prejulga crentes, de qualquer religião, está errado.
Para encerrar, não com a crise de necessidade de autoafirmação de muitos, mas com esse post.
Toda forma de generalização está errada.
Seria muito bom, sim seria ótimo, se antes de emitir qualquer crítica, as pessoas, em um súbito de bom senso, estudassem não somente a causa que defendem, mas as que são contrárias as sua opiniões.

Autoria: Rafael Silveira

sábado, 21 de março de 2015

Estações







As folhas começam a cair, o vento vai ficando mas forte e cortante, o sol parece não aquecer tanto e as noites ficam mais geladas.

Não podemos nos enganar ou perder a esperança. É apenas uma estação que daqui algum tempo vai embora.

Quando ela for, em seu lugar virão tempos difíceis. O frio ficará mais intenso e as paisagens poderão não parecer tão belas, mas ainda será apenas mais uma estação.

Quando tudo isso passar, as folhas voltarão a nascer, as flores vão brotar, o sol virá radiante e as noites serão agradáveis. A tendência é que os dias fiquem acalorados, mas por mais belo que possa ser, não podemos esquecer que continua sendo uma estação passageira. Não há certeza de  uma estabilidade climática e os dias certamente não serão todos belos.

O que nos resta, é escolher como enfrentaremos os tempos, sejam eles bons ou ruins. Nos dias bons, que possamos aproveitar cada instante, da maneira mais saudável possível. Nos dias maus, tenhamos esperança e paciência para aguardar os dias melhores. Mas que ainda assim possamos aprender e tirar o melhor proveito de tudo. O que não for agradável, deixemos de lado, se possível, esqueçamos.

A vida é assim, nem tudo é bom, nem tudo é mau, nem tudo é mal e nem tudo é bem, mas sempre há melhores ângulos de visão e a esperança de dias melhores deve permanecer acessa em nossas almas.

Por isso, aproveite bem o hoje. E se ele não estiver sendo um dos melhores dias, apenas acredite, vai passar!

Autoria: Rafael Silveira

quinta-feira, 19 de março de 2015

Pedido de um leitor



Assisti o vídeo abaixo (clique no link para assistir) em uma publicação no Facebook.
Fiz um breve comentário e um leitor e amigo solicitou que publicasse também no blog. 
Então em resposta a solicitação de  Wellington Júnior , aí vai.

"Então, você está incomodado por não ter aula por 30 minutos? E quando você saí no intervalo para fazer qualquer bobagem? E quando você fica pedindo para o professor te liberar mais cedo?
É claro que nesses momentos a aula é importante, afinal é mais uma maneira de fugir da realidade.
Não venham me falar de direitos iguais e coisas do tipo. Ainda há muito preconceito!
Toda hora é hora para se falar sobre racismo, homofobia, preconceito religioso e sobre a sociedade. Afinal, toda hora é hora de refletir sobre como estamos e como podemos melhorar como humanidade.
É muito fácil ter um discurso bonitinho quando se está de fora, quando não se é negro, mulher, homossexual ou pobre. É muito fácil dizer que é para todos quando nunca se precisou concorrer a uma bolsa de estudos(Prouni/SISU/Fies) e teve que concorrer com pessoas que não precisavam e tiveram condições de pagar seus cursinhos preparatórios. Nem me atrevo a falar nesse post sobre o ensino público. Para isso precisaria de mais um bom tempo escrevendo.
Mas quero ver um babaca desses acordar cedo, trabalhar o dia todo e ainda ter que estudar. Vou além. Quero ver fazer isso quando está em uma sociedade preconceituosa e você faz parte dos que sofrem o preconceito.
Não gostou? Te feriu? Te ofendeu? Essa é a realidade!
Quer conversar? Pega um banquinho e vem que tem!"



Onde você está?

  Onde está você? Tudo está meio bagunçado por aqui Eu realmente estou precisando de você Andei te procurando, mas não encontrei Me lembro d...