sábado, 21 de março de 2015
Estações
As folhas começam a cair, o vento vai ficando mas forte e cortante, o sol parece não aquecer tanto e as noites ficam mais geladas.
Não podemos nos enganar ou perder a esperança. É apenas uma estação que daqui algum tempo vai embora.
Quando ela for, em seu lugar virão tempos difíceis. O frio ficará mais intenso e as paisagens poderão não parecer tão belas, mas ainda será apenas mais uma estação.
Quando tudo isso passar, as folhas voltarão a nascer, as flores vão brotar, o sol virá radiante e as noites serão agradáveis. A tendência é que os dias fiquem acalorados, mas por mais belo que possa ser, não podemos esquecer que continua sendo uma estação passageira. Não há certeza de uma estabilidade climática e os dias certamente não serão todos belos.
O que nos resta, é escolher como enfrentaremos os tempos, sejam eles bons ou ruins. Nos dias bons, que possamos aproveitar cada instante, da maneira mais saudável possível. Nos dias maus, tenhamos esperança e paciência para aguardar os dias melhores. Mas que ainda assim possamos aprender e tirar o melhor proveito de tudo. O que não for agradável, deixemos de lado, se possível, esqueçamos.
A vida é assim, nem tudo é bom, nem tudo é mau, nem tudo é mal e nem tudo é bem, mas sempre há melhores ângulos de visão e a esperança de dias melhores deve permanecer acessa em nossas almas.
Por isso, aproveite bem o hoje. E se ele não estiver sendo um dos melhores dias, apenas acredite, vai passar!
Autoria: Rafael Silveira
quinta-feira, 19 de março de 2015
Pedido de um leitor
Fiz um breve comentário e um leitor e amigo solicitou que publicasse também no blog.
Então em resposta a solicitação de Wellington Júnior , aí vai.
"Então, você está incomodado por não ter aula por 30 minutos? E quando você saí no intervalo para fazer qualquer bobagem? E quando você fica pedindo para o professor te liberar mais cedo?
É claro que nesses momentos a aula é importante, afinal é mais uma maneira de fugir da realidade.
Não venham me falar de direitos iguais e coisas do tipo. Ainda há muito preconceito!
Toda hora é hora para se falar sobre racismo, homofobia, preconceito religioso e sobre a sociedade. Afinal, toda hora é hora de refletir sobre como estamos e como podemos melhorar como humanidade.
É muito fácil ter um discurso bonitinho quando se está de fora, quando não se é negro, mulher, homossexual ou pobre. É muito fácil dizer que é para todos quando nunca se precisou concorrer a uma bolsa de estudos(Prouni/SISU/Fies) e teve que concorrer com pessoas que não precisavam e tiveram condições de pagar seus cursinhos preparatórios. Nem me atrevo a falar nesse post sobre o ensino público. Para isso precisaria de mais um bom tempo escrevendo.
Mas quero ver um babaca desses acordar cedo, trabalhar o dia todo e ainda ter que estudar. Vou além. Quero ver fazer isso quando está em uma sociedade preconceituosa e você faz parte dos que sofrem o preconceito.
É claro que nesses momentos a aula é importante, afinal é mais uma maneira de fugir da realidade.
Não venham me falar de direitos iguais e coisas do tipo. Ainda há muito preconceito!
Toda hora é hora para se falar sobre racismo, homofobia, preconceito religioso e sobre a sociedade. Afinal, toda hora é hora de refletir sobre como estamos e como podemos melhorar como humanidade.
É muito fácil ter um discurso bonitinho quando se está de fora, quando não se é negro, mulher, homossexual ou pobre. É muito fácil dizer que é para todos quando nunca se precisou concorrer a uma bolsa de estudos(Prouni/SISU/Fies) e teve que concorrer com pessoas que não precisavam e tiveram condições de pagar seus cursinhos preparatórios. Nem me atrevo a falar nesse post sobre o ensino público. Para isso precisaria de mais um bom tempo escrevendo.
Mas quero ver um babaca desses acordar cedo, trabalhar o dia todo e ainda ter que estudar. Vou além. Quero ver fazer isso quando está em uma sociedade preconceituosa e você faz parte dos que sofrem o preconceito.
Não gostou? Te feriu? Te ofendeu? Essa é a realidade!
Quer conversar? Pega um banquinho e vem que tem!"
Quer conversar? Pega um banquinho e vem que tem!"
Link do vídeo: https://www.facebook.com/video.php?v=855614521161603
sábado, 28 de fevereiro de 2015
O prato do dia
O garçom educadamente lhe sugere o prato do dia.
Você aceita e após alguns minutos de espera, o prato é colocado diante de você.
Ao observar o prato você percebe que está muito bonito, com um aroma agradável, aparentemente muito apetitoso.
O garçom pergunta se deseja algo mais, você diz que não e agradece. O garçom com um sorriso educado pede licença e se retira.
Você começa a comer, está muito saboroso. Porém ao comer determinado componente do prato, lamentavelmente o sabor não lhe agrada, está bem diferente do esperado. Realmente desagradável.
O que você faz?
Chama o garçom e pede para trocar?
Come mesmo assim?
Deixa de lado e come apenas o que gostou?
No restaurante da vida é assim.
Nem todos os pratos servidos estão totalmente de acordo com o nosso paladar.
O que não podemos é ignorar o fato de que sempre temos escolhas.
Autoria: Rafael Silveira
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015
Ela
Ela nasceu, linda, podendo ser considerada a mais belas das criações divinas.
A criança ia crescendo, conhecendo o mundo ao seu redor, localizando-se no tempo e no espaço.
Um dia, viu-se no auge de sua juventude, a linda menina torna-se uma jovem muito atraente. Porém estava repleta de medos, dúvidas e questionamentos, mas certa de que queria entregar-se, experimentar e sentir tudo o que o mundo tinha para lhe oferecer. Queria apaixonar-se, viver um grande amor.
Anos mais tarde, após ter deixado para trás muitas coisas além da juventude, era agora uma mulher adulta, com seus compromissos e obrigações, sem tempo para viver uma grande paixão, ou ainda dar-se ao luxo de sofrer por alguém que muito lhe magoou. Apesar de vaidosa, não via mais sentido em dar tanta importância para uma coisa que percebera ser tão passageira e finita como a beleza exterior. Estava agora muito mais preocupada em definir o seu ser. Preocupada em entender-se e conhecer-se, muito mais do que ao mundo que a rodeava.
Em certo momento percebeu que o caminho trilhado por todo esse tempo, aproximava-se do fim. Estava finalmente chegando em algum lugar. Sentindo uma enorme satisfação, olhou em sua volta, tentando encontrar alguns daqueles que lhe acompanharam em certos momentos desse caminho. Lembrou-se de seus familiares, amigos e amores. Muitos não conseguiram ou puderam lhe acompanhar até ali. Viu-se só, mas não solitária. Os sentimentos cativados por alguns ao longo de sua jornada traziam ao seu coração uma imensa alegria e satisfação.
O fim do caminho estava a cada instante mais próximo, a visão tanto do que deixara para trás, quanto do que estava por vir, era deslumbrante. Faltavam-lhe palavras para explicar tudo o que estava sentindo.
Finalmente concluiu sua jornada. Nesse instante, cansada, porém grata, olhou para o horizonte. Lembrou-se de tudo mais uma vez. Sentiu-se maravilhada por saber que havia passado por muitas coisas, e ver que ainda existia um mundo inteiro de sentimentos, sensações e amores que poderia conhecer, mas o que lhe restara agora era aceitar o fim do seu caminho.
Deitou-se. E suavemente fechou seus olhos.,
Autoria: Rafael Silveira
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015
Pessoas
Algumas pessoas vão te magoar.
Algumas pessoas vão te enganar.
Algumas pessoas vão te mentir.
Algumas pessoas vão te decepcionar.
Algumas pessoas vão te trair.
Mas por incrível que pareça, é necessário que saibamos perdoar e entender que pessoas enganam, mentem, decepcionam, traem e abandonam.
Isso pelo simples fato de serem pessoas, e pessoas não são perfeitas.
Por isso temos que respeitar uns aos outros, cientes de que também somos pessoas e estamos sujeitos a cometermos os mesmos erros.
Cada pessoa tem uma história, uma personalidade e um caráter, isso torna cada pessoa única.
Essa singularidade nos torna os seres mais interessantes do universo, pois faz de nós, seres humanos.
E é isso que nunca devemos deixar de ser.
Humanos.
Que nada que aconteça em nossas vidas nos faça perder a humanidade que há em nós.
Autoria: Rafael Silveira
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015
A janela
Abri meus olhos. Pela janela entrava uma brisa agradável, o amanhecer estava chegando. Isso estava evidente, afinal, a luz tímida do sol brotava por trás dos telhados.
Sabia que deveria levantar da cama, porém, o momento era tão único que não me atreveria a interromper o que estava acontecendo.
Eu continuava olhando o que acontecia do lado de fora da janela, sentindo minha mente ser trasportada para uma realidade alternativa.
Foi então que vi um homem sentado em uma cadeira, observando a luz do amanhecer. Não poderei dizer ao certo sua idade, embora, certamente já havia passado dos setenta anos. Isso era evidente, levando em consideração seus cabelos brancos, a fragilidade física e principalmente, os traços em sua pele. Toda essa representação, aliada a um olhar que transmitia doçura, mágoas, alegrias e muitas experiências vividas, gerava em seu espectador a sensação de estar diante de uma pessoa repleta de sabedoria e muito para ensinar.
Eu não me mexia, nem falava coisa alguma. Não queria interromper o cenário montado diante de mim, estava tentando aprender algo com tudo aquilo, era muito fascinante. Foi então que, calmamente, ele virou seu rosto em minha direção, olhou nos meus olhos, sorriu de uma forma doce e calma, como se soubesse tudo o que eu estava pensando. Segundos após, ele interrompeu o silêncio, com uma voz rouca, envelhecida, porém repleta de certeza e carinho, o que eu ouvi foi:
"Siga em frente. Viva um dia após o outro. Trate da melhor maneira possível todos os que se aproximarem de você, e quando você se aproximar de alguém, não esqueça, seja você mesmo, mas não deixe de mudar, é claro, sempre para o melhor que você pode ser.
Se sacrificar por alguém não significa que você não se valoriza, apenas que valoriza o que sente.
Bem, o caminho que você tem pela frente não será fácil, mas as alegrias vividas vão te recompensar, acredite no que estou lhe falando. Um dia você vai olhar para trás, vai se ver jovem, cheio de medos e dúvidas, mas com toda a vida pela frente. Nesse dia, seu coração vai estar cheio de toda a certeza de que cada instante vivido, cada dor, cada alegria, cada lágrima, cada sorriso, enfim, tudo o que você passou fez a vida valer a pena"
Quando terminou de falar essas palavras, ele olhou para o horizonte com um lindo brilho nos olhos. Lentamente suas pálpebras cobriram seu olhar, foi então que eu acordei.
Autoria: Rafael Silveira
terça-feira, 3 de fevereiro de 2015
Saudades da sombra da bergamoteira
Vivemos em um sistema onde somos influenciados a estar constantemente em busca de coisas que, quando adquiridas, apenas agilizam o nosso sofrimento e nos fazem desejar outras que não precisamos, para alcançar uma felicidade que não existe.
Você vive todos os dias pensando no que precisa adquirir e em como ganhar mais dinheiro para cobrir seus gastos.
Trabalha, em algumas vezes, em um emprego que não gosta, quando possível, busca qualificação profissional para conseguir uma melhor posição no mercado de trabalho, e quando alcança o emprego desejado, com um salário melhor que os anteriores, passa a adquirir, gastar e almejar, mais do que já possui.
E assim você continua, como um rato de laboratório correndo em sua roda que não leva a lugar algum.
Nesse processo desgastante e desgraçado, deixamos de lado a VIDA, somos levados a esquecer as alegrias de viver e a gratidão pelo que possuímos. Fazemos de coisas fúteis, necessidades extremas, e com isso, abandonamos o prazer de aproveitar as coisas simples que nos rodeiam, por exemplo, estar com a família na sombra de uma bergamoteira.
Autoria: Rafael Silveira
Assinar:
Postagens (Atom)
Onde você está?
Onde está você? Tudo está meio bagunçado por aqui Eu realmente estou precisando de você Andei te procurando, mas não encontrei Me lembro d...





